Usuários e permissões

msantunes-usuarios-permissoes-1

A tela de manutenção de usuário permite que você crie novos usuários, altere definições de usuários já criados e desative usuários. Além disso, é nessa tela que pode ser criado um grupo de usuários. Para uma melhor explicação à dos grupos, visite a página amarrações dos grupos.

Estrutura básica dos usuários e permissões

A primeira aba, dentro de um usuário, contém as permissões que o usuário tem dentro do sistema. Essa lista de permissões pode ser alterada na tela procedimentos autorizados. A segunda aba, contém os menus e os itens dos menus do sistema. A terceira aba mostra os Grupos de Usuários definidos no sistema. Para criar um Grupo de Usuário, é só marcar o checkbox Grupo de Usuários existente nessa tela:

msantunes-usuarios-permissoes-2

O grupo de usuários define as permissões e os menus desejados. Se um usuário pertencer a esse grupo de usuário, ele herdará as suas configurações.

A última aba, define os grupos de orçamento que o usuário pode utilizar as informações, mas que ele não pode alterar. Os grupos de orçamentos que ele pode alterar são definidos nos campos Grupo de Orçamento IQA/PE e Grupo de Orçamento CR.

No caso da aba Menus Web Autorizados, dentro de um usuário, existe uma regra na herança de informação de um grupo de usuário:

  1. Se o usuário tem o nível do menu e o grupo de usuário tiver um item desse menu, o usuário vai poder visualizar apenas o item do menu definido no grupo de usuário;
  2. Se o usuário tiver um item do menu e o grupo de usuário tiver outros itens do mesmo menu, o usuário vai continuar a ver o seu item do menu, mais os itens de menu do grupo de usuário;
  3. Se o usuário tiver um menu que o grupo de usuário não tem, esse menu do usuário não será alterado.

Essa herança de informação serve também para o próprio usuário. Caso o usuário marcar um menu e um item desse menu, ele só vai poder visualizar o item do menu e não o menu inteiro.

Por isso, tome cuidado com a herança e hierarquia de menus.

Para que as novas alterações sejam utilizadas, é necessário sair do sistema (logout) e entrar de novo (login).